Bichectomia

Esse é um procedimento que tem se tornado muito popular e interessa principalmente aqueles que desejam um rosto mais fino, livre de bochechas rechonchudas e salientes, onde por vezes, mordiscam a bochecha por dentro.

É um procedimento cirúrgico de pequeno porte, feito para remover a bola de Bichat, ou popularmente falando, a gordura da bochecha, com uma pequena incisão que varia de 1,0 a 1,5 cm.

Ela é realizada internamente na boca entre o músculo masseter e músculo bucinador, feito com anestesia local.

A gordura de Bichat tem uma importante função na alimentação do bebê, auxiliando na sucção do leite materno, passando a fase de amamentação a gordura se mantém no rosto praticamente sem função.

A remoção da Gordura de Bichat pode ser feita por 2 objetivos principais:

  • Estético: com o objetivo de afinar o rosto ressaltando as linhas do “Blush” deixando o rosto mais fino e mais delineado. Pois em alguns casos este acúmulo de gordura nas bochechas é desenvolvido de forma exagerada, deixando o rosto muito redondo e volumoso, tendo então a indicação estética, a qual visa a redução do volume desta gordura, permitindo que o rosto se torne mais fino.

 

  • Funcional: com o objetivo de reduzir as mordidas internas das bochechas que costumam causar aftas enormes e doloridas, principalmente nas pessoas que tem bruxismo ou apertamento dentário. Importante salientar que esse trauma de mordiscar as bochechas por dentro associado a outros fatores pode levar ao câncer.

 

A remoção da gordura de Bichat não tem efeito direto na Redução da Papada pois ela é localizada nas bochechas embora possa ocorrer uma leve redução indireta pela acomodação dos tecidos faciais, o que não ocorre em todos os casos.

Ocorre-se que alguns dos pacientes que nos procuram para reduzir o volume das bochechas através da bichectomia  também  fazem a aplicação do ácido deoxicólico para diminuir a papada.  Dessa forma a mudança na transformação do rosto fica mais evidente e acentuada.

Nem todos podem fazer, sendo uma cirurgia de pequeno porte, a bichectomia é um procedimento cirúrgico e como tal, tem as suas indicações e suas contra-indicações. Bem como as suas limitações e que devem ser avaliadas clinicamente pelo Cirurgião-Dentista para um planejamento adequado.

6 + 5 =

Quero saber mais

RT. Dra. Viviane Momce Martin Volpato

CROSP: 93.333

Av. Dr. Augusto de Toledo, 1061

São Caetano do Sul / SP

11 3565-5059

11 9 9864-3595

cursos@odontovolp.com.br

Translate »
×