Nesse artigo você vai encontrar

Poucas pessoas sabem qual é a hora de procurar um Dentista. Afinal, será que somente quando o dente dói ou quando alguma coisa sai do lugar é que devemos ir atrás desse profissional tão importante para a nossa saúde bucal? No texto de hoje, separamos alguns dos momentos onde ir ao Dentista é uma obrigação para quem quer evitar um problema maior. Confira!

Qual a hora de procurar um Dentista? Entenda 4 situações que exigem uma consulta!

Separamos apenas quatro situações onde ir ao Dentista é fundamental. Mas saiba que essa visita deve ser periódica, variando de quatro meses a um ano – dependendo de cada caso. Anote aí quando é hora de antecipar sua ida:

Quando há dor

Já falamos no começo do texto, porém, vale a pena lembrar: ao menor sinal de dor nos dentes, é fundamental procurar um Dentista de sua confiança. Dores podem indicar muitas coisas, que vão além das cáries. Às vezes, a dor pode significar problemas maiores, como um canal ou até infecções. Sempre que senti-la, marque uma consulta. E lembre-se: se a dor passar, não deixe de ir ao Dentista da mesma forma. Se ela apareceu em algum momento, é importante verificar a causa.

Quando há sangramentos

Outro problema comum, mas que passa despercebido são os sangramentos na gengiva. É preciso compreender que sangrar sempre indica sinais de problemas, mesmo os não graves. Se sua gengiva começar a apresentar sinais de sangramento – seja na hora da escovação ou mesmo voluntariamente durante o dia, é hora de marcar uma consulta para descobrir a causa do problema.

Quando uma restauração cai

Essa é uma queixa recorrente em alguns consultórios, já que a maioria das restaurações precisa de reparos conforme os anos passam. Porém, o que geralmente acontece é a falta desse cuidado e o aparecimento de cáries na parte de baixo do dente, a chamada infiltração, capaz de fazer com que a restauração caia. É fundamental ir ao Dentista o quanto antes, pois os vestígios de alimentos nos dentes sem restauração podem causar cáries ou mesmo levar à necessidade de tratamento de canais. Além disso, é bastante comum notar que uma das causas das restaurações caírem está ligada ao ato noturno inconsciente de ranger os dentes, o famoso bruxismo. Se sua restauração cair, marque uma consulta para a data mais próxima possível.

Quando há problemas de halitose

Se você perceber que há um problema de halitose, ou seja, mau hálito, é o momento de procurar um Dentista. Embora a halitose tenha variados motivos, um deles é a falta de limpeza regular – ela deve ocorrer a cada 4 meses em casos onde o tártaro se acumula em excesso e a cada seis meses para a população em geral. Perceba se há problemas de mau hálito e, principalmente, observe a aparência dos seus dentes. Se notar tártaro acumulado, é hora de visitar seu Dentista com uma certa urgência. Mesmo que você não sinta, é possível que o mau hálito já esteja dando sinais às outras pessoas.   Além das dicas que citamos sobre qual é a hora de procurar um Dentista, é preciso lembrar que todos os anos essa visita deve ser feita – de preferência de seis em seis meses para a limpeza.  Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais!