Nesse artigo você vai encontrar
Poucas pessoas conhecem as ações de marketing para consultório odontológico – e até mesmo acreditam que elas não devem ser prioridade dos profissionais da área da saúde. Porém, quem se surpreendeu com a crise financeira dos últimos anos já sabe: algo precisa ser feito para sobreviver no mercado, seja ele qual for.
Mas, você sabe como funciona esse tipo de marketing e qual é o real impacto dele na quantidade de pacientes no seu consultório? Confira mais abaixo algumas informações relevantes sobre o assunto!
Marketing para consultório odontológico – Devo me preocupar com isso?
Se você tem um consultório odontológico, pode ser que quase não se preocupe com o marketing. É comum que a maioria dos profissionais da área trabalhem apenas com conceitos simples, como lista telefônica, ou contem com elementos básicos, como a localização do consultório.
Existem no mercado inúmeros profissionais novos surgindo a cada ano – e esses fatores não são mais os principais para destacar um consultório em meio a tantos outros.
E é nesse contexto que o marketing entra. Ele irá abordar questões mais profundas do que apenas estar bem localizado ou com um telefone funcionando: você precisa entender conceitos como atendimento, retenção do paciente e formas de ser a escolha principal dele entre tantas outras disponíveis.
Por tudo isso, preocupar-se com o marketing é fundamental e precisa começar a estar na sua lista de prioridades o quanto antes!
Como funciona o marketing na área da saúde?
Quando pensamos em marketing, logo nos vem à mente a idéia de persuasão, venda, insistência e outros conceitos que não combinam com a área da saúde. Mas, esqueça tudo isso por um momento e pense em marketing como uma forma de se destacar de inúmeros outros profissionais da sua região.
Nesse sentido, precisamos compreender que fazer “propaganda” do seu consultório não deve jamais ferir o código de ética, nem ser invasivo demais. Para isso, a maioria dos profissionais têm buscado cursos específicos(linkar o curso), que tragam conhecimentos muito bem direcionados e que sejam condizentes com sua postura no consultório.
Vamos falar de atendimento, clareza nas mensagens passadas no ambiente online, divulgação correta, correta abordagem técnica de procedimentos odontológicos e retenção dos pacientes. Tudo isso é marketing – e irá te ajudar a conseguir se manter no mercado.
Conceitos-base no marketing para consultório odontológico
Agora que explicamos de forma resumida o que é o marketing para consultório odontológico e qual sua importância, precisamos explicar alguns conceitos-base que ele irá abranger:
- Atendimento e Recepção.
- Propaganda ética.
- Conteúdo relevante.
- Diferenciais no mercado.
- Abordagem clínica.
- Perda do paciente.
- Preço x Qualidade.
Nossa dica para quem está começando ou para quem precisa aumentar o fluxo de pessoas no consultório, é iniciar a vida profissional com um curso objetivo de marketing para consultórios.
Ele irá te ajudar a compreender os pontos que estão fazendo com que os novos pacientes não cheguem até você ou o motivo capaz de fazer com que eles desistam do orçamento. Dê uma lida em nosso material e aprenda mais sobre o assunto! (link para o curso)
Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais!
Adaptação feita pela Dra. Viviane Volpato